domingo, 17 de maio de 2009

CD REVIEW: BELIEVER - "GABRIEL"

Por Isaque Soares
Para o site Metalland

Banda: Believer
Álbum: Gabriel
Ano: 2009
Gravadora: Metal Blade

O tempo passou mas a banda permaneceu intacta com a passagem de todos movimentos musicais, sejam eles o grunge, alternative metal, new metal, new wave of amercian metal etc... nada disso foi capas de influiênciar negativamente Kurt Bachman (Guitarra & Vocal) e Joey Daub (Bateria). A banda mantem a mesma sonoridade deixada outrora em 1993 e adormecida ao longo dos anos. O vocal de Joey Daub se mantém intacto e a performace de Joey Daub impecável, alias, Joab mostra que esteve escondendo verdadeiramente toda a capacidade, pois nada dela foi mostrada no Fountain of Tears. Vale destacar também os arranjos discretos de Jeff King nos teclados e programações, arranjos esses totalmente coesos e discreto, fazendo com que se resultasse somente em um enriquecimento sonoro de cada detalhe das músicas.
A gravação ficou um pouco a desejar se tratando por ser uma banda de um selo de grande porte como a Metal Blade, mas claro que não comprometendo nada no som da banda. Todas as músicas tem as fabulosas progressões de ritmos progressivos e ritmos caracterizados pelas guitarras únicas do believer, melodias dissonastes com compassos 7/8 que fazem deles criadores de estilo e tendencias no meio fonográfico.
Destaque total para as músicas A moment in prime, Redshift, History of decline, The brave.
O ponto negativo total do cd fica para as 4 ultimas músicas, que não sei se foi intenção da gravadora de encher lingüiça ou se os caras da banda tiveram alguma intenção, mas as 4 ultimas músicas não passam de uma série de efeitos sonoros sem sentidos e uma série de mixagem de ritmos tecno, que descaracterizou completamente o ritmo do cd.

Nenhum comentário: